> Especialista em Direito da Medicina - Universidade de Coimbra
> Especialista em Direito Médico e Hospitalar - EPD

Prestação de Contas Sobre Taxa Recolhida

Construtora é condenada a prestação de contas sobre taxa recolhida por moradores de condomínio.

Uma construtora da região do Grande ABC Paulista foi condenada, em primeira instância, a prestar contas dos valores que recolheu de consumidora a fim de realizar benfeitorias em empreendimento imobiliário que estava em fase final de edificação.

No caso em tela, antes da implantação do condomínio foi instituída a referida taxa e todos os titulares de unidades no empreendimento a recolheram até o dia 30/07/2013.

Entretanto, apesar das constantes solicitações, a construtora nunca prestou contas dos valores arrecadados, impossibilitando os moradores de acompanhar a aplicação do montante.

Diante desse cenário, a construtora foi condenada a prestar contas no prazo de 15 dias:

ISTO POSTO, julgo PROCEDENTE a ação, condenando a requerida a apresentar as contas referentes ao rateio realizado entre agosto de 2011 a setembro de 2013, no prazo de quinze dias, sob pena de não lhe ser lícito impugnar as contas que a autora apresentar, consoante art. 550, parágrafo 5º, do Novo Código de Processo Civil.    

O administrador de bens ou valores alheios tem o dever legal de prestar contas sempre que demandado. A transparência e a boa-fé devem permear todas as relações jurídicas, logo, qualquer resistência ou desídia nessa prestação pode ser suprida judicialmente por meio de ação de exigir contas.

 

 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de especialistas está aqui para responder suas dúvidas. Pergunte algo!
Olá, como posso ajudar?